O que significa DPOC?
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um grupo de condições, incluindo bronquite crônica e enfisema, que causam o bloqueio irreversível das vias aéreas, prejudicando a respiração. A doença está intimamente relacionada ao tabagismo e à exposição a outras substâncias nocivas ao sistema respiratório.
Quais são os fatores de risco?
Fatores de risco clínicos:
- Tabagismo: Principal fator de risco, com maior chance de desenvolvimento quanto maior a quantidade de cigarros consumidos. A fumaça do cigarro danifica as células das vias aéreas, facilitando o surgimento da DPOC;
- Poluição: Partículas de poeira, vapores, fumos e outras substâncias poluentes podem ser inaladas, agredindo e lesionando o sistema respiratório;
- Asma persistente e infecções respiratórias: Infecções como pneumonia e tuberculose podem aumentar o risco;
- Sexo: O sexo feminino é mais suscetível ao desenvolvimento da doença.
Fatores de risco moleculares:
De modo geral, esses fatores estão relacionados ao aumento do risco de DPOC em indivíduos com parentes que compartilham grande semelhança genética.
Quais sintomas podem se manifestar nessa doença?
A DPOC evolui lentamente, iniciando-se com sintomas leves, que se agravam à medida que a condição clínica avança. Os sintomas incluem:
- Falta de ar, inicialmente associada a esforços (desde atividades físicas até tarefas simples, como subir escadas ou caminhar), que se intensifica com o progresso da doença;
- Tosse com secreção, que pode ser branca, amarelada ou esverdeada;
- Encurtamento da respiração, tornando-a rápida devido à dificuldade de expansão pulmonar;
- Chiado ao respirar;
- Cansaço;
- Enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade a infecções.
Como é feito o diagnóstico?
Na suspeita de DPOC, com base em uma história clínica compatível e fatores de risco (como tabagismo), o diagnóstico deve ser confirmado por meio de exames. Entre os principais métodos diagnósticos está a espirometria:
- Espirometria: Teste de esforço respiratório em que o paciente inspira profundamente e expira de forma forçada no aparelho. O diagnóstico de DPOC é confirmado quando o exame revela um padrão de obstrução das vias aéreas, com um resultado menor que 0,7 ou abaixo do limite da normalidade. Esse padrão deve ser repetido após a administração de um broncodilatador para confirmação.
- Exclusão de outras causas: É necessário descartar outras possíveis explicações para os sintomas e a limitação do fluxo aéreo.
Se você se identificou com o conteúdo, não deixe de procurar um especialista!