Você sabia que a qualidade do seu sono é um dos fatores que define a disposição para o seu dia? Dormir bem é de extrema importância para a sensação de descanso, do mesmo modo que influencia no bem-estar dos pacientes.
Pensando nisso, listamos alguns fatores que podem prejudicar seu sono e que devem ser evitados. Clique e confira!!
Por que a falta de sono é ruim para você?
Uma em cada três pessoas sofre com noites mal dormidas. Se você não descansa o suficiente, o funcionamento do seu sistema imunológico é prejudicado, ficando suscetível a resfriados ou gripes, estimulando o ganho de peso e gerando desordens a longo prazo, como depressão e ansiedade.
A dificuldade pode estar em adormecer ou em manter o sono e é popularmente conhecida como insônia. Existem algumas condições que facilitam esse distúrbio, como por exemplo:
Estresse e ansiedade
Quando uma pessoa não consegue se desligar das tarefas do dia a dia ou de preocupações, ela pode apresentar dificuldades para adormecer.
Geralmente, é comum ficar deitado por horas tentando dormir ou adormecer e acordar constantemente. Pela manhã, a sensação é de que tenha ficado a noite toda acordada.
Essa situação de mente ocupada leva ao repouso fragmentado, com muito menos tempo gasto nos importantes estágios de sono profundo.
Algumas comidas e bebidas
Podemos ter problemas para dormir depois de consumir algumas substâncias estimulantes. Bebidas ricas em cafeína ou álcool ficam no sistema por horas, interferindo no sono.
Alimentos como bacon, queijo e nozes liberam noradrenalina, um estimulante cerebral que pode nos manter acordados durante a noite. As proteínas são transformadas em aminoácidos, reduzindo a quantidade de serotonina no cérebro, deixando-nos mais alertas.
Por fim, a nicotina presente nos cigarros é considerada um estimulante e dificulta o surgimento do sono.
Uso de aparelhos tecnológicos
Atualmente, as pessoas ficam conectadas muitas horas por dia e passam a noite mexendo em celulares, computadores, tablets ou assistindo TV. Fazer uso desses aparelhos na cama, antes de dormir, impede o desligamento lento e progressivo do cérebro, prejudicando a qualidade de sono.
Trabalhar demais no computador resulta num excesso de estímulo cerebral. Além disso, pode produzir irritabilidade, alterações de humor e prejuízo da memória.
Maus hábitos
Os maus hábitos também podem causar insônia. Estes incluem:
- Irregularidade do sono;
- Dormir e acordar em horários diferentes todos os dias;
- Atividades estimulantes antes de deitar;
- Dormir em ambientes inapropriados e desconfortáveis, como lugares com muita luminosidade.
Com o tempo, a pessoa idosa pode ter mais insônia devido aos hábitos recorrentes à idade avançada. Além disso, ela diminui suas atividades diárias e aumenta o seu tempo de soneca durante o dia, tornando-a menos ativa, o que dificulta dormir à noite.
Doenças
A dificuldade para dormir pode ser sintoma de problemas de causas internas, como doenças emocionais, neurológicas ou mesmo sistêmicas — depressão, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson, Alzheimer e apneia.
Este último é um problema frequente, leva ao ronco e ocorre em consequência de doenças do coração, bem como no pulmão, obesidade, distúrbios neuromusculares ou obstrução nas vias respiratórias.
Buscando ajuda médica para dormir bem
Não basta dormir muito, por longo período, o que vale é qualidade de sono. Portanto, para que seja reparador, a pessoa fica descansada, sem fadiga ou sonolência diurna.
O tempo de repouso depende de cada um, mas geralmente 8 horas são suficientes para manter o organismo funcionando bem. Afinal, quando dormimos muito, o nosso corpo tende a ficar com a sensação de cansaço também.
Caso tenha dificuldade em dormir, procure ajuda médica para fazer uma higiene do sono e ter disposição física para as atividades do cotidiano. Assim, você poderá desfrutar de boas noites dormidas.
Ficou com alguma dúvida sobre a qualidade do seu sono? Deixe nos comentários que te ajudaremos! Curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo.