Você sabe quais são os sintomas das alergias respiratórias? Já sentiu coceira no nariz e na garganta ao mesmo tempo? Teve um espirro de forma frequente? Ou então já sentiu um mal estar que parecia um resfriado? Então, é bem provável que você já tenha enfrentado alguma alergia.
Visto que as alergias afetam uma grande quantidade de pessoas, veja as respostas para as principais dúvidas a respeito dessas alergias!
Quais as diferenças entre rinite e asma?
São as duas formas mais comuns de alergias respiratórias e nenhuma delas tem cura. A rinite, que atinge as vias aéreas superiores, apresenta sintomas como coriza, congestão nasal, coceira e ardor nos olhos, nariz e boca, além de frequentes crises de espirros.
Já a asma, também conhecida por bronquite, atinge as vias aéreas inferiores. Seus principais sintomas são aperto no peito, falta de ar, chiado, tosse abundante, dor na face, febre, coriza clara, obstrução nasal e crises de espirros.
As doenças alérgicas são hereditárias?
Elas ocorrem principalmente em pessoas com predisposição genética. Crianças com pais que apresentem as doenças têm mais chance de se tornarem alérgicas. Somado a esse quadro, existem fatores externos que podem causar ou piorar as reações alérgicas e se relacionam ao ambiente e comportamento, como:
- Poluição;
- Poeira;
- Estresse;
- Desmame precoce;
- Exposição a infecções respiratórias;
- Fumaça de cigarro;
Existe relação das alergias com a época do ano?
Sim. As doenças respiratórias surgem mais no inverno, em regiões com temperaturas baixas, com ar seco e poluído. Isso porque o frio faz com que as pessoas fiquem aglomeradas em espaços fechados, elevando a circulação de vírus e aumentando a incidência de infecções.
Posso prevenir os sintomas das alergias respiratórias?
Você consegue minimizar os efeitos das doenças com alguns procedimentos simples e cuidados diários:
- Evite permanecer em ambientes fechados principalmente nos dias frios;
- Lave as mãos com frequência;
- Consulte um pneumologista para avaliar a indicação da vacina da gripe;
- Evite ter em casa tapetes, carpetes, cortinas de pano ou cobertores de lã que acumulam poeira;
- Use capas nos colchões e travesseiros;
- Mantenha bichos de pelúcia fáceis de lavar e secar e dê banhos rotineiros nos animais domésticos.
Essas alergias respiratórias surgem de repente?
Não. Para que alguém apresente reações alérgicas, ela já deve ter entrado em contato com o agente causador pelo menos uma vez. A intensidade das crises depende de cada organismo. Fatores externos podem acelerar o surgimento da patologia, como contato excessivo com aparelho de ar-condicionado sem manutenção, locais úmidos e com muito bolor — as oscilações da umidade de ar prejudicam as vias aéreas.
Portanto, é de extrema importância procurar ajuda médica, já que as alergias respiratórias podem prejudicar, em vários aspectos, a vida do paciente. Dificuldades para dormir, se concentrar e cansaço são apenas alguns das consequências.
Rinite pode virar asma?
Sim. A rinite é uma alergia respiratória que pode levar a complicações maiores, incluindo infecção nos ouvidos, roncos noturnos, respiração bucal, alteração na posição dos dentes e até sinusites. Isso acontece porque ela faz com que a pessoa respire frequentemente pela boca, favorecendo uma inflamação no sistema respiratório.
Existe tratamento para doenças respiratórias?
Em primeiro lugar, o pneumologista deve analisar o quadro clínico do paciente para indicar o melhor tratamento. Geralmente, é baseado no alívio dos sintomas, incluindo medicação, recomendações de hidratação — pois aumenta a imunidade do corpo, de uso de umidificadores ou inalações e de afastamento de agentes causadores das doenças, como poeira, ácaros, bolor.
Tem vacina contra alergia?
Sim, mas só funciona para as pessoas que já apresentam a doença: a imunoterapia é indicada quem tem anticorpos para os sintomas da alergia. É feito um exame de sangue em que são inseridas pequenas quantidades da substância causadora da reação. Assim, o organismo desenvolve um anticorpo que atua contra a doença. O tratamento pode durar até cinco anos, sem garantias de funcionamento.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que te ajudaremos! Curta as nossas redes sociais e continue acompanhando o nosso conteúdo.