A espirometria, também conhecida como Teste de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, é um exame essencial na pneumologia. Esse exame mede a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a Espirometria? Acompanhe este artigo e entenda melhor o exame.
Como funciona o exame e o que ele avalia?
A espirometria, em si, consiste em fazer o paciente respirar e soprar um aparelho, que registra diversas informações, como o volume de ar que entra e sai dos seus pulmões durante as respirações superficial e profunda, a velocidade que o ar circula pelas vias respiratórias e o quanto de oxigênio está sendo entregue para o corpo.
O exame é indolor e permite avaliar diversos componentes da função pulmonar e investigar se a capacidade dos pulmões reflete em alguma condição clínica, como por exemplo, asma, bronquite, DPOC, enfisema e outras.
Este exame também é muito útil para definir o melhor tratamento para o paciente, compreender se o uso das medicações atende às necessidades fisiológicas do indivíduo ou para realizar uma avaliação do paciente no pré-operatório.
Situações em que o exame é indicado
Como o exame tem o objetivo de diagnosticar alterações ventilatórias, os médicos pneumologistas costumam indicá-lo para:
- Investigar ou monitorar doenças respiratórias, em caso de relato de dificuldades para respirar;
- Avaliar risco cirúrgico respiratório;
- Acompanhar a saúde pulmonar de pessoas que trabalham em ambientes insalubres, que podem causar danos à ela;
- Na medicina esportiva, é utilizado para avaliar como está a capacidade pulmonar dos atletas.
- Investigar possíveis sequelas pulmonares em pacientes acometidos pelo covid-19.
Preparação do paciente para o exame
As orientações de preparação para o exame são simples:
- Nas 6 horas que antecedem o exame, o paciente não deve consumir os seguintes alimentos: café, chá, chocolate, bebidas alcoólicas, energéticos e outros estimulantes.
- O exame não deve ser feito imediatamente após a prática de exercícios. É necessário aguardar um intervalo mínimo de 2 horas entre a atividade física e a realização do exame.
- Não há necessidade de fazer jejum. A recomendação é uma refeição leve duas horas antes do exame, devido às manobras de sopro que exigirão esforço do paciente.
- No dia do exame, o uso de broncodilatadores deve ser interrompido, exceto em casos de que o médico faça uma recomendação contrária a esta.
- Se o paciente é fumante, é necessário ficar pelo menos 2 horas sem fumar.
Casos em que o exame não é recomendado
Devido ao esforço necessário para fazer o exame do sopro, com as manobras de inspiração e expiração, existem algumas situações em que o exame é contraindicado. Esses casos podem alterar o exame, que perderá a sua validação. Veja os casos:
- Pacientes debilitados;
- Pacientes com quadro de pneumonia, resfriado ou gripe;
- Quando há dor no peito;
- Sinusite aguda;
- Infarto do miocárdio recente;
- Crise de hipertensão;
- Edema pulmonar;
- Hemoptise (tosse acompanhada de sangue);
- Trauma torácico;
- Deslocamento de retina.
Onde realizar o exame
Moradores de Sinop e região podem realizar o exame de espirometria na Clínica Rhoncus. Aqui você conta com uma equipe de especialistas prontos para te atender da melhor forma.
Se você sente dificuldades respiratórias e está preocupado com a sua saúde pulmonar, entre em contato!
Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todo o nosso conteúdo! Caso tenha restado alguma dúvida sobre o exame, deixe nos comentários que te ajudaremos.