Um dos distúrbios do sono mais conhecidos e frequentes nos pacientes que apresentam dificuldades para dormir é a apneia do sono. O problema, que tem afetado cada vez mais pessoas, é considerado grave e, quando não tratado, pode resultar em complicações maiores.
Você já ouviu falar ou não conhece a apneia do sono? Sabe quais são os sintomas e o que fazer para se prevenir contra? Em primeiro lugar, vamos entender como a doença age e afeta a qualidade do sono. Continue lendo o artigo e descubra tudo que envolve este distúrbio do sono.
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio do sono que se caracteriza por causar uma obstrução parcial ou completa das vias respiratórias, culminando em diversas paradas respiratórias durante o sono. Isso acaba acontecendo devido à uma desregulação dos músculos localizados na faringe, além de fatores externos que influenciam no diagnóstico desta condição.
Assim sendo, percebe-se que este processo durante o sono acaba resultando em noites mal dormidas e ronco. Como o ciclo do sono nunca consegue ser respeitado, o paciente dificilmente consegue acordar descansado. Além disso, é possível sentir bastante sonolência durante o dia.
Como um dos sintomas da apneia é o ronco, ela pode acabar passando despercebida nos pacientes. É imprescindível se atentar aos demais sintomas para um possível diagnóstico precoce. Por conseguinte, vamos conhecer um pouco mais sobre os sintomas da apneia do sono?
Quais os principais sintomas?
Como vimos, a apneia do sono pode passar despercebida, uma vez que um dos seus sintomas, que é o ronco, já é um problema em si. Logo, para o correto diagnóstico da condição, é preciso ficar atento aos sinais que ela causa no corpo.
Além do ronco, o distúrbio do sono também apresenta outros sintomas, os quais precisam ser notados o quanto antes. Portanto, fique atento aos seguintes sinais:
- Sensação de cansaço logo ao acordar;
- Sonolência durante o dia;
- Despertar noturno;
- Sensação de sufocamento durante o sono;
- Sentir dor de cabeça logo pela manhã;
- Estresse;
- Acordar com a boca seca ou com dor de garganta;
- Impotência sexual;
Ao apresentar alguns destes sintomas, é de extrema importância, em primeiro lugar, procurar ajuda de um especialista do sono. O diagnóstico precoce é fundamental para frear a evolução da apneia, além de melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, de vida.
A apneia do sono, quando não tratada, pode acabar comprometendo a saúde do paciente como um todo. Portanto, é preciso ter conhecimento de algumas complicações que evidenciam o quão séria essa condição pode ser!
Fatores de risco e complicações
Como vimos no início, existem alguns fatores de risco que podem influenciar no diagnóstico da apneia. A condição é mais comum em homens, principalmente os que estão acima dos 50 anos de idade. Entretanto, qualquer pessoa está sujeita a ser diagnosticada com o distúrbio, até mesmo crianças.
Os principais fatores de risco que podem influenciar no diagnóstico da apneia do sono se apresentam como:
- Excesso de peso;
- Menopausa;
- Alcoolismo;
- Histórico familiar;
- Tabagismo;
- Dormir com a barriga pra cima;
Quando o distúrbio não é tratado com um especialista, o paciente pode ficar sujeito à maiores complicações. Portanto, a apneia pode ser a porta de entrada para problemas como hipertensão e demais doenças cardiovasculares.
Como você viu, uma das principais consequências da apneia é a sensação de sonolência durante o dia. Com isso, aumenta-se o risco de acidentes domésticos ou até mesmo de trânsito. Ou seja, não trate o distúrbio do sono como algo comum, que vai ser tratado com o tempo. Leve os sintomas a sério e procure ajuda médica!
Tratamento para apneia do sono
O principal objetivo do tratamento para a apneia do sono é liberar as vias respiratórias com o intuito de evitar as interrupções noturnas. O método utilizado, na maioria dos casos, é através do uso de CPAP.
O aparelho é uma máscara que o paciente usa durante o sono que envia ar para as vias respiratórias visando mantê-las abertas. Semelhante à uma máscara de oxigênio, o CPAP causa uma considerável melhora na qualidade do sono, o que o torna o principal método de tratamento para a condição.
Caso você apresenta algum dos sintomas, procure um especialista do sono! Na Clínica Rhoncus, você encontra profissionais capacitados para tratar o seu distúrbio do sono. Entre em contato conosco e agende uma consulta!
Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acompanhar todo o nosso conteúdo! Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos para você!