Você conhece alguém que vive com sonolência excessiva durante o dia?
Pessoas com essa condição costumam ser rotuladas como preguiçosas, desanimadas ou até mesmo depressivas por quem convive com elas. Entretanto, é preciso ficar atento. Esta sonolência muitas vezes pode não ser provocada por nenhum destes motivos. Ela pode caracterizar um quadro de hipersonia.
Você já ouviu falar deste distúrbio do sono? Neste post você encontra as principais informações sobre a Hipersonia. Acompanhe até o final e entenda mais.
O que é a Hipersonia?
A hipersonia é um distúrbio do sono que faz com que o indivíduo sinta um sono excessivo ao longo do dia, mesmo que na noite anterior ele tenha dormido bem e durante muitas horas.
Pessoas que convivem com esse distúrbio podem sentir sono durante qualquer hora do dia, podendo adormecer em qualquer local, nas mais diversas situações, uma vez que o sono pode se apresentar de forma incontrolável.
Principais sintomas
Pessoas com Hipersonia costumam apresentar alguns sintomas característicos, que caracterizam este distúrbio do sono. É preciso que estes sintomas estejam sendo recorrentes a pelo menos 3 meses. São eles:
- Dificuldade para acordar e levantar;
- Sonolência excessiva e/ou incontrolável ao longo do dia;
- Cansaço intenso durante o dia;
- Falta de energia para realizar as tarefas do dia;
- Bocejo constante;
- Dificuldade de concentração ou falta de atenção;
- Fala mais lenta;
- Perda de memória;
- Irritabilidade;
- Desorientação;
- Inquietação.
Também é muito comum que a pessoa sinta a necessidade de dormir por períodos muito longos, com mais de 10 horas de sono por noite.
O que causa o distúrbio?
A Hipersonia pode ser classificada por dois tipos. Cada tipo tem suas possíveis causas.
- Primária: relaciona-se com alterações na região do cérebro que controlam o sono. Aqui cabem os quadros de sonolência excessiva sem causa identificada.
- Secundária: tem ligação a algumas condições específicas que podem provocar a sonolência, tais como o uso de medicamentos, apneia do sono, depressão e/ou outros transtornos psiquiátricos, lesões traumáticas, alterações hormonais, insuficiência renal e obesidade.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito por um médico especialista em distúrbios do sono, que irá analisar os sintomas descritos pelo paciente, além de avaliar o seu histórico de saúde.
O médico poderá solicitar alguns exames de sangue para checar se existe algum outro problema de saúde que possa estar causando a sonolência excessiva.
Além disso, ele poderá ainda, pedir que o paciente responda um questionário de avaliação da sonolência durante o dia, o Epworth.
Alguns outros exames também podem ser indicados pelo médico para que se avalie a atividade cerebral e funções respiratórias durante o sono.
Existe tratamento?
Sim, existe tratamento. Ele pode envolver mudanças no comportamento do paciente e também medicamentos, depende do caso e do tipo de Hipersonia identificado.
Em caso de Hipersonia Primária, o médico poderá recomendar o uso de alguns medicamentos estimulantes, com o objetivo de diminuir o tempo de sono e aumentar o tempo que o indivíduo fica acordado. Isso irá contribuir para que ele tenha mais disposição ao longo do dia, além de melhorar sua qualidade de vida, diminuindo os sintomas causados pela sonolência, como a irritabilidade e o cansaço excessivo.
Se o quadro for de Hipersonia secundária, o tratamento será realizado com medicamentos específicos para a condição de saúde que tem causado a sonolência.
Como prevenir o distúrbio?
A prevenção envolve a mudança de hábitos. As principais recomendações para evitar-se o desenvolvimento dos distúrbios do sono, como a hipersonia, são alimentar-se de forma saudável, não comer uma grande quantidade de alimentos no jantar, dormir em um ambiente propício ao sono (escuro, sem estímulos sonoros externos) e praticar exercícios físicos regularmente.
Clínica Rhoncus
Se você se identificou com o quadro descrito neste artigo, não deixe de buscar um especialista do sono para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
A Clínica Rhoncus está à sua disposição. Aqui você encontra tratamento para Hipersonia, bem como para outros diversos distúrbios do sono.
Não deixe de acompanhar nossos conteúdos também nas redes sociais.