Provavelmente você já ouviu falar ou conhece alguém que sofre com os sintomas da rinite e sinusite. Entretanto, você sabe quais são as diferenças entre as duas condições?
Para identificar e caracterizar cada uma, é preciso, em primeiro lugar, entender como elas se manifestam no organismo humano e os seus respectivos sinais.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a rinite e sinusite? Quais os sintomas? Como elas atacam o organismo? Caso você não saiba responder com exatidão essas perguntas, continue acompanhando o artigo e descubra.
Rinite alérgica
Vamos entender as duas condições por partes. Em primeiro lugar, a rinite alérgica se caracteriza por ser uma inflamação que acontece na mucosa do nariz. Ela é causada por gatilhos alérgicos e infecções virais, como a gripe.
O processo da rinite alérgica no organismo acontece da seguinte maneira: sabemos que o nariz é a porta de entrada para diversas substâncias carregadas pelo ar. Quando o indivíduo é alérgico, grande parte destas partículas inaladas são consideradas como estranhas, desencadeando através do sistema imunológico uma reação alérgica.
Estas substâncias estranhas são conhecidas com alérgenos e, na tentativa de defender o organismo, o sistema imunológico reage fortemente à elas. Ainda que elas não ofereçam, aparentemente, nenhum perigo à saúde, Os principais sintomas de uma reação alérgica são: espirros, coriza, obstrução nasal e irritação no nariz.
Quais as principais causas?
Como você já viu, as reações alérgicas acontecem através de alérgenos inalados pelo organismo. Dentre estas substâncias, podemos destacar o contato com a poeira, pelos de animais, mudanças de clima, cheiros fortes, mudanças hormonais, poluição no ar, fumaça de cigarro, ar condicionado, ambientes com mofo, pólen e até mesmo alguns alimentos.
Logo, é de extrema importância que, logo após identificar quais são os gatilhos que dão origem às crises de rinite, buscar alternativas para evitá-los! Acima de tudo, procure ajuda médica e invista em hábitos que combatam os sintomas.
Sinusite
Diferente da rinite, a sinusite se caracteriza por ser uma inflamação nas mucosas localizadas nos seios paranasais. A região afetada engloba testa, olhos, bochechas e o osso nasal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e fatores irritativos. Portanto, qualquer contato com agentes infecciosos podem acabar desencadeando uma crise de sinusite.
Os principais sintomas da sinusite se apresentam como dor de cabeça, que pode acabar irradiando para a região atrás dos olhos e nariz, obstrução nasal, dor de garganta, mau hálito, perda da sensibilidade do olfato e gosto, além de crises de tosse, que podem piorar durante a noite.
As principais causas relacionadas à sinusite são: alergias respiratórias, gripes, resfriados, desvio de septo nasal, reações alérgicas com os mesmos gatilhos encontrados na rinite, patologias que afetam o sistema imunológico e tabagismo.
Assim sendo, procure evitar contato com com os gatilhos que culminam em uma crise alérgica e, principalmente, procure ajuda médica.
Rinite e sinusite: Existe prevenção?
O primeiro passo para a prevenção das duas condições é procurar um pneumologista, uma vez que um profissional especializado na área será capaz de recomendar o tratamento necessário e as medidas preventivas ideais para o seu caso.
Os métodos preventivos passam por adotar alguns hábitos saudáveis com o intuito de evitar crises de rinite e sinusite. Entre eles, podemos destacar:
- Manter o quarto limpo e arrumado;
- Sempre trocar fronhas e lençóis;
- Limpar cortinas e tapetes;
- Lavar as mãos;
- Evitar ambientes empoeirados e mofados;
- Agasalhar-se no caso de baixas temperaturas;
- Manter o ar condicionado limpo;
- Não fumar;
Lembrando sempre que, ao apresentar qualquer uma das duas condições, deve-se procurar ajuda com um especialista! Um acompanhamento médico é fundamental para identificar quais são os principais gatilhos que desencadeiam uma crise de rinite ou sinusite.
Caso precise, entre em contato com a Clínica Rhoncus! Contamos com médicos especialistas para te atender da melhor maneira possível!
Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todo o nosso conteúdo! Caso tenha mais alguma dúvida sobre rinite e sinusite, deixe nos comentários que responderemos para você!